Soldados da PM e BOPE são suspeitos de matar moradores de rua em Rondonópolis
Dois soldados, um da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e outro do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), estão sob investigação devido às suspeitas de estarem envolvidos na morte de dois homens em situação de rua. O trágico incidente ocorreu na última quarta-feira (27), em frente ao Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), localizado a 218 km de Cuiabá. As vítimas foram identificadas como Thiago Rodrigues Lopes, 37 anos, e Odinilson Landvoight de Oliveira, 41 anos.
A Polícia Civil está conduzindo a investigação, mantendo-a sob sigilo para assegurar o bom andamento do inquérito policial. Em resposta, o comandante geral da Polícia Militar, Alexandre Mendes, emitiu uma nota, destacando que os suspeitos foram identificados e que a PMMT está tomando as medidas necessárias para responsabilizá-los. O comandante expressou desgosto diante da situação e ressaltou o comprometimento em manter a integridade da tropa, afirmando que tais práticas não representam os valores da instituição.
A delegada da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), Karla Peixoto, informou que a motivação por trás do crime ainda está sendo investigada, mas existe a hipótese inicial de que se trata de um crime de ódio. O caso chocante está sendo tratado com cautela pela polícia, que busca esclarecer os motivos por trás dessa tragédia.
O crime
Na madrugada de quarta-feira (27), a Polícia Militar recebeu um chamado por volta das 03h47 para atender a relatos de tiros nas proximidades do Centro POP. Um vídeo de uma câmera de segurança capturou o momento em que as vítimas foram baleadas. Nas imagens, é possível observar pelo menos quatro pessoas correndo, uma delas mancando, enquanto um carro se dirige em sua direção.
De acordo com relatos, moradores de rua afirmaram que um veículo de cor verde-escuro passou pelo local efetuando disparos e fugiu na direção da Vila Canaã. Pouco tempo depois, a equipe policial foi novamente acionada, desta vez informada sobre outro homem baleado na entrada da vila para onde o carro teria se dirigido. A polícia está trabalhando para reunir todos os detalhes necessários para esclarecer completamente esse trágico episódio.