Operação Piracema resulta na apreensão de 118 kg de pescado ilegal

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio do 10º Batalhão de Polícia Militar, realizou mais uma etapa da Operação Piracema, resultando na apreensão de 118 kg de pescado ilegal. A ação teve lugar na comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, nesta quarta-feira (03.01).

Durante o patrulhamento terrestre, os fiscais identificaram uma rede de pesca predatória abandonada às margens do Rio Cuiabá pelos infratores, que não foram localizados. O pescado, composto por espécies como jaú, cachara e pintado, foi posteriormente doado à Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande.

Os agentes ambientais estão em campo, intensificando a fiscalização da pesca ilegal e realizando ações preventivas por terra e água. Essas medidas visam orientar os pescadores, evitando a retirada de peixes durante o período de reprodução das espécies.

Cabe destacar que o período de defeso da piracema nos rios de Mato Grosso iniciou em 2 de outubro de 2023 e se estenderá até 1º de fevereiro de 2024.

A Sema-MT incentiva a colaboração da população no combate a crimes ambientais e pescas predatórias. Denúncias podem ser feitas através da Ouvidoria, pelo telefone 0800 065 3838, e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, WhatsApp (65) 98153-0255 e nas Unidades Regionais da secretaria.

Além disso, a Polícia Militar está pronta para receber denúncias de crimes ambientais pelo número de emergência 190