Ex-deputado é alvo de operação que investiga lavagem de dinheiro em lotéricas de Mato Grosso

O ex-deputado estadual Carlos Antônio Azambuja foi um dos alvos de uma operação da Polícia Federal que visa apurar crimes de lavagem de dinheiro em lotéricas de Mato Grosso. As investigações apontam que os alvos utilizavam as lotéricas para dissimular a origem ilícita de lucros obtidos em atividades criminosas, incluindo corrupção e tráfico de drogas. Carlos Azambuja, que já foi alvo da Operação Ararath, que investigou o chamado "mensalinho" na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, teve um mandado de busca e apreensão cumprido contra ele.

Durante a operação realizada em uma lotérica de Pontes e Lacerda, foi apreendido pouco mais de R$ 96 mil. Ao todo, foram cumpridos 10 mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela 5° Vara Federal de Mato Grosso, além de ordens para o bloqueio de bens móveis e imóveis até o limite de R$ 106 milhões.

As investigações identificaram depósitos milionários em espécie, incompatíveis com o patrimônio declarado pelos depositantes. Além disso, foi constatado que os saques desses valores ocorriam no mesmo dia ou nos dias seguintes aos depósitos, com o intuito de dificultar o rastreamento pelas autoridades competentes.

A apreensão de bens e valores segue as diretrizes de descapitalização do crime organizado e contribui para a identificação dos envolvidos e beneficiários da lavagem de capitais.