Membros do CV soltam fogos para homenagear faccionado que morreu após fugir de penitenciária

Na noite de terça-feira (24), membros da facção criminosa Comando Vermelho realizaram uma homenagem a Rudiney Rodrigues dos Santos, também conhecido como “Pinguim”, em diversas cidades do estado de Mato Grosso. Foguetórios iluminaram o céu, e vídeos da ação foram compartilhados nas redes sociais.

Rudiney Rodrigues dos Santos, 40 anos, faleceu na manhã da última terça-feira (24), no Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande (PSVG). Ele estava detido na Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, localizada em Rondonópolis, a 215 km de Cuiabá. No entanto, na última sexta-feira, ele conseguiu fugir da unidade prisional.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Pinguim teria sofrido fraturas nas costelas ao tentar pular o muro da penitenciária. Inicialmente, ele buscou atendimento médico em Rondonópolis, mas acabou fugindo da unidade de saúde. Ao ser levado ao PSVG, não resistiu e veio a óbito.

Após a notícia do falecimento, membros do Comando Vermelho prestaram uma série de homenagens em suas redes sociais. Além disso, o grupo decidiu realizar, às 21 horas, uma série de manifestações em forma de fogos de artifício em várias cidades do estado. Em alguns locais, moradores relataram a ocorrência de tiros.

Uma mensagem amplamente compartilhada nas redes sociais e atribuída aos integrantes do grupo dizia: “Em virtude dessa grande perda em nossa família, o nosso vice-presidente, através deste comunicado, convida a todos das regiões sul, norte, leste e oeste de Mato Grosso a fazerem um minuto de silêncio e uma queima de fogos em memória de nosso querido irmão Rudney, também conhecido como motoqueiro. Que Deus o receba em um lugar melhor, assim seja”.