Canarana recebe reconhecimento por inovação no prêmio Cidades Inovadoras do Estado

Na quarta-feira (29), o Governo do Estado premiou 12 municípios na primeira edição do Prêmio Cidades Inovadoras. O evento, realizado pelo Parque Tecnológico de Mato Grosso e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), aconteceu no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, e contou com a presença de representantes de diversos municípios.

Os escolhidos pelo grupo de avaliação foram Nortelândia, Campinápolis, Água Boa, Cáceres, Campo Verde, Canarana, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Primavera do Leste, Rondonópolis e Sinop. Das 29 inscrições, 20 foram validadas, 14 passaram pelas entrevistas de avaliação, e 12 foram selecionadas como vencedoras. Os municípios foram divididos em categorias de acordo com a população: até 10 mil habitantes, de 10 a 20 mil habitantes e acima de 20 mil habitantes.

Para participar, os municípios apresentaram ações inovadoras no setor público, visando à eficiência na entrega de serviços à população. As cidades foram avaliadas com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, recebendo pontuações de acordo com as ações inovadoras em áreas como educação e saúde.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, destacou que o prêmio cumpriu seu papel ao despertar nos municípios a necessidade de investir em inovação na gestão pública. Ele ressaltou que mesmo pequenas ações podem fazer a diferença na vida do cidadão que busca o serviço público.

O CEO do Parque Tecnológico, Rafael Bastos, enfatizou que o prêmio é um estímulo para que mais cidades mato-grossenses desenvolvam projetos na área da inovação, promovendo o desenvolvimento por meio da tecnologia e da ciência.

Segundo o secretário de Turismo de Campinápolis, Sirlene Dias da Silva, o reconhecimento recebido fortalece as ações de inovação na área ambiental desenvolvidas no município. Ela destacou a importância do projeto voltado para o meio ambiente, distribuindo plantas frutíferas em comunidades indígenas.

Os vencedores serão beneficiados com capacitação sobre inovação na gestão pública, consultoria de projetos para compor um Plano de Desenvolvimento Inteligente, imersão no Smart City Curitiba e acompanhamento regular de uma equipe multidisciplinar da Seciteci.